Monday, November 28, 2005

Sócrates era construtivista?

A abordagem de transferência de conhecimento preconizada pelo Construtivismo vem sendo usada desde a Grécia antiga.

Em seus diálogos, Sócrates visava aprimorar o pensamento crítico através de uma série de questões colocadas em função das respostas que iam sendo dadas. Sócrates usou o termo maiêutica, no sentido da arte de “parir” idéias, para rotular seus famosos diálogos.

Nestes diálogos pode-se perceber a preocupação de Sócrates em dar ao aprendiz a oportunidade de contextualizar cada pergunta formulada. Veja como isso acontece no trecho de diálogo que se segue:

(...)Prosseguiu Sócrates: - Não é evidente que se queres honras deves servir a República?
Glauco: — Claro.
Sócrates: - Em nome dos deuses, nada me escondas, dize-me qual o primeiro ser­viço que esperas prestar-lhe.
Glauco guardava silêncio, procu­rando por onde começar.
Não te esforçarás de enriquecer a cidade - disse Sócrates - como se tratasse de enriquecer a casa de um amigo?
Glauco: — Sim.
Sócrates: — Excogitar maiores rendas não será o meio de torná-la mais rica?
Glauco: — Evidentemente.
Sócrates: — Diga-me, pois, de onde se reti­ram hoje as rendas do Estado e qual o seu montante. Certamente fizeste teus estudos, a fim de suprir com os produ­tos que escassearem e prover aos que vierem a faltar.
— Por Júpiter! - respondeu Glauco - ­nunca pensei nisso.
Sócrates: — De vez que não pensaste neste ponto, dize-me, ao menos, quais são as despesas da cidade: porque não resta dúvida que tens intenção de abater as supérfluas.
Glauco: — Palavra! tampouco pensei nisso.
Sócrates: — Pois bem, deixemos para depois o projeto de enriquecer o Estado. Como, com efeito, pensar em tal antes de conhecer as despesas e as rendas?
...
Xenofonte (430A.C.)


Analisando o diálogo acima, podemos inferir que Sócrates só prosseguia depois que Glauco conseguisse refletir sobre o significado de cada questão colocada.

Apesar de Sócrates não ser mencionado como um filósofo Construtivista, a sua preocupação em construir o sentido para cada proposição usando experiência anterior e os últimos conhecimentos ganhos está muito clara. Isto é típico da Aprendizagem Significativa que é uma das características da abordagem Construtivista .

Aprendizagem Significativa é uma teoria de aprendizagem defendida por David Ausubel que apresenta o conhecimento sendo adquirido gradativamente e construído à medida que o aprendiz atribui significado ao conhecimento anterior que lhe foi apresentado.

Sérgio Lins (Sergio Lins). Ver detalhes em Tácito

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Mesothelioma
Mesothelioma